Exame de Qualificação
Normas Exame de Qualificação
O exame de qualificação deverá ser realizado antes da matrícula na atividade dissertação. A avaliação do exame de qualificação será expressa mediante um dos seguintes conceitos: “Aprovado” ou “Não aprovado”. O aluno que não obtiver aprovação no exame de qualificação terá direito a nova oportunidade, se não tiver sido reprovado em outra disciplina/módulo/atividade.
A Comissão Julgadora do Exame de Qualificação será constituída por no mínimo 03 (três) professores e/ou pesquisadores doutores sugeridos pelo orientador, sendo um membro da UFC vinculado ao PPGFMP, um membro externo não vinculado ao PPGFMP, e e obrigatoriamente o(a) orientador(a) (presidente da banca) – Resolução 17 CEPE de 2015, Art. 16. Caso haja impossibilidade da presença do orientador, este será substituído pelo coorientador, e na ausência deste, a coordenação nomeará um professor do colegiado para substituir o orientador.
Também devem ser designados dois suplentes, sendo pelo menos um externo não vinculado ao PPGFMP.
- Para realizar o agendamento o orientador/aluno deverá preencher o Formulário de Solicitação, e enviá-lo para o e-mail do programa: ppgfarmaprofissional@gmail.com, devidamente preenchidos, juntamente com versão da dissertação OU trabalho publicado + Versão resumida da Dissertação, e parecer de aprovação do Comitê de Ética Humano ou Animal, conforme o caso.
- As solicitações recebidas serão analisadas pela Coordenação, pelo menos 20 (VINTE) dias antes da data da defesa;
Formulário para solicitação e cadastramento de Exame de Qualificação
- O formulário deve ser preenchido corretamente e totalmente para que a secretária possa cadastrar a defesa no SIGAA;
- Mudança na data ou membros da comissão avaliadora só serão aceitas com dois dias úteis de antecedência.
O manuscrito ou trabalho de dissertação deverá ser apresentado entre 30 e 40 minutos, seguido da avaliação pela comissão julgadora;
Quando se tratar de pesquisa com seres humanos a dissertação deve contemplar as Diretrizes e Normas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que regulamentam as pesquisas envolvendo seres humanos e ter sido aprovado pelo comitê de ética da Instituição onde foi realizada a pesquisa.
Quando se tratar de pesquisa com animais a dissertação deve contemplar os aspectos éticos descritos na Resolução Normativa da Comissão de ética em Pesquisa Animal da UFC e do CONCEA e ter sido aprovada pela referida comissão de ética da Instituição onde foi realizada a pesquisa.