gov.br

Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica

Laboratório do NPDM é único do N, NE e CO selecionado em programa da Roche

Data de publicação: 3 de setembro de 2019. Categoria: Informativos, Inovação, Pesquisa Científica

O Laboratório de Farmacogenética (FARMAGEN) do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará é um dos 12 grupos de pesquisa selecionados pelo Programa de Aceleração de Tecnologias (ASTRO, na sigla em inglês) da indústria farmacêutica Roche. O grupo da UFC é o único das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a participar desta edição do programa.

Iniciado no dia 19 de agosto, o ASTRO tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação em saúde no Brasil. Durante 10 semanas, os grupos selecionados recebem capacitações por meio de workshops presenciais no Centro de Inovação da Roche Farmacêutica, em São Paulo, e de mentorias a distância.

Ao final do programa, os participantes apresentarão o projeto para uma banca de avaliadores. A ideia é incentivar a inovação e o empreendedorismo nos pesquisadores para agilizar o processo de entrada de suas tecnologias no mercado. De acordo com a Profª Raquel Montenegro, coordenadora do FARMAGEN, 50 grupos de pesquisa participaram da seleção do programa, que aprovou 12 propostas.

No caso da UFC, o grupo apresentou um projeto sobre o desenvolvimento de possíveis inibidores das enzimas Topoisomerase I no tratamento do câncer. “Inibidores de Topoisomerase I são usados na quimioterapia [de combate] do câncer, entretanto possuem diversos efeitos colaterais, como mielossupressão [diminuição da atividade da medula óssea] e diarreia, que muitas vezes limita o seu uso”, explica.

Além da professora Raquel Montenegro, integram o grupo da UFC no ASTRO: o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes; a coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do NPDM, Profª Elisabete Moraes; o responsável técnico da Central de Imagens do NPDM, Danilo Rocha; e os pesquisadores José Aurillo Rocha e Caroline Aquino Nunes.

Fonte: Profª Raquel Montenegro, coordenadora do FARMAGEN – e-mail: rcm.montenegro@gmail.com