Quais as finalidades e os produtos de um Mestrado Profissional?
Os mestrados profissionais são regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), segundo a Portaria N° 389, de 23 de março de 2017.
Segundo a Portaria, os mestrados profissionais:
a) Enfatizam estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico;
b) Conferem idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência; e, tal como todo programa de pós-graduação stricto sensu, têm a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.
O Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica prioriza a formação do profissional que atua, principalmente, em setores externos à Academia como, por exemplo: Indústria de Produtos para a Saúde, Medicamentos e Cosméticos; Instituições de Pesquisa; Secretarias de Saúde, Sistema de Vigilância Sanitária; Órgãos Públicos e Privados, visando atender demandas específicas e arranjos produtivos para o desenvolvimento nacional, regional e local. Além disso, contribuir para ampliar a competitividade e a produtividade de empresas, organizações públicas e particulares.
O principal objetivo do Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica é formar mestres com alto nível de qualificação profissional, com capacidade para planejar e desenvolver trabalhos técnico-científicos e de inovação, aplicando o método científico, desta forma, agregando valores às suas atividades em temas de interesse na área da saúde, com o foco na Farmacologia Clínica/Pesquisa Clínica. Neste contexto, a qualificação de pessoal representa, pelo seu papel multiplicador, um elemento fundamental para induzir a formação de recursos humanos indispensáveis ao desenvolvimento sustentado do Estado. Esta demanda é ainda mais dramática no setor de saúde, dado o profundo impacto deste na qualidade de vida da população.
O Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica oferece conhecimentos teóricos e práticos, embasados no rigor metodológico e nos fundamentos científicos, desenvolve atitudes críticas e pesquisas em laboratórios clínicos, pré-clínicos e de campo, ampliando as oportunidades para os profissionais da área da saúde.
Mais especificamente, o PPGF-MP visa:
– Formar pesquisadores nas áreas de Farmacologia Clínica, nas diversas linhas de pesquisa oferecidas e desenvolvidas pelo Curso;
– Formar recursos humanos que contribuirão para o desenvolvimento sustentável do Estado e/ou País;
– Formar profissionais qualificados para atuar no setor produtivo, público ou privado nas mais diversas áreas relacionadas à farmacologia clínica e à cadeia produtiva relacionada à Política
Principais Produtos Gerados:
Revisão sistemática e aprofundada da literatura,artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, entre outros.