Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica

Área do conteúdo

Agência UFC: Substância de planta da Amazônia é nova promessa contra a depressão

Data de publicação: 20 de janeiro de 2022. Categoria: Sem categoria

Substância encontrada em uma árvore amazônica traz nova promessa contra a depressão. A riparina 3 é um alcaloide presente na Aniba riparia, conhecida por louro ou louro-rosa, que vem sendo investigado há alguns anos por pesquisadores do Laboratório de Neurofarmacologia, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC), em parceria com grupos das Universidades Federais da Paraíba e do Piauí.

Imagem: Folha da Aniba riparia
A riparina 3 está presente na Aniba riparia, espécie de planta encontrada na Amazônia (Foto: Reprodução)

Em estudo pré-clínico, os pesquisadores apontam o potencial da riparina como antidepressivo. Os estudos pré-clínicos são realizados com animais e constituem parte importante – ainda que inicial – de qualquer processo de desenvolvimento de medicamentos.

No estudo, um grupo de cobaias recebeu a riparina via oral, diluída em água destilada, enquanto outro grupo recebeu apenas água destilada, servindo como controle. Ambos foram submetidos a situações de estresse, às quais respondiam com comportamento semelhante à depressão.

Após uma série de testes e estímulos, o grupo que recebeu a riparina mostrou-se muito mais resistente à depressão induzida por estresse do que o grupo controle.

Os detalhes da pesquisa estão disponíveis na matéria desta semana da Agência UFC, canal de divulgação científica da Universidade.

Fonte: Profª Cléa Florenço – e-mail: clea@ufc.br

Acessar Ir para o topo