gov.br

Mestrado Profissional em Farmacologia Clínica

Área do conteúdo

Pesquisa desenvolvida na UFC sobre uso da pele de tilápia em áreas da medicina está na final do Prêmio Euro 2020

Data de publicação: 29 de junho de 2020. Categoria: Inovação, Pesquisa Científica, Prêmios

A pesquisa inovadora “A pele de tilápia: um novo biomaterial para tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa”, realizada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará, é uma das 11 contempladas no Prêmio Euro Inovação na Saúde, concedido pela indústria Eurofarma Laboratórios S.A..

Agora, concorre ao Grande Vencedor, como é denominada a primeira colocação nesse concurso, tido como o mais importante da medicina nacional. Médicos de todo o Brasil, com registro ativo nos Conselhos Regionais de Medicina, podem participar da votação no site do prêmio de 28 de maio a 4 de agosto deste ano.

Os estudos sobre uso da pele de tilápia na saúde são coordenados pelo Prof. Odorico de Moraes, diretor do NPDM, e pelo médico Edmar Maciel, pesquisador do NPDM e presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ). No Prêmio Euro Inovação na Saúde, a pesquisa concorreu inicialmente com 1.653 trabalhos. Desses, o Conselho Médico do concurso selecionou os 11 finalistas e na atual etapa caberá ao Grande Júri, formado por médicos com atuação no Brasil, definir o primeiro colocado, considerado o Grande Vencedor. No total, a premiação equivale em reais a € 1 milhão, sendo € 500 mil para o primeiro colocado e € 50 mil para os outros 10 finalistas.

Na campanha por votos dirigida aos colegas, o médico Edmar Maciel destaca que os estudos realizados pelo grupo de pesquisa com pele de tilápia já conquistaram 14 primeiros lugares em diversos concursos e resultaram em 22 trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. E o grupo do NPDM formou parcerias com pesquisadores em “sete estados brasileiros e sete países, totalizando 227 colaboradores atualmente”.

Além do êxito obtido com a pele de tilápia no tratamento de queimados, o que ocorre desde 2015 com o uso em pacientes do Instituto Dr. José Frota (IJF), a pesquisa é sucesso na aplicação da pele de tilápia na ginecologia, na reconstrução vaginal em pacientes com síndrome de Rokitansky e câncer de vagina, e, mais recentemente, na pós-cirurgia de redesignação sexual de uma paciente trans, procedimento inédito no mundo; bem como no tratamento de feridas e úlceras varicosas.

A partir das pesquisas realizadas na UFC, amostras de pele de tilápia também fizeram parte de estudos da agência espacial norte-americana, a NASA, em parceria com outras instituições de pesquisa e educação, para testes no âmbito do projeto Cubes in Space (Cubos no Espaço).

Os estudos bem-sucedidos com pele de tilápia extrapolaram o meio científico e acadêmico e chegaram ao conhecimento do grande público tanto por diversas reportagens como por meio de séries de TV em canais pagos e outras plataformas. “Fomos destaque nos seriados The good doctor, Grey’s anatomy e The residence“, cita ele.

RECONHECIMENTO ‒ Para o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes, o concurso da Eurofarma, como prêmio nacional, dá visibilidade não somente aos pesquisadores mas à Instituição como um todo. “O êxito dessa pesquisa se deve exatamente aos pesquisadores da UFC e à própria Universidade, à estrutura do NPDM, que é da UFC. A importância de ter um reconhecimento nacional mostra o grau de maturidade científica que atingiu a Universidade“, afirma.

Ele ressalta também a importância do Instituto Dr. José Frota, onde começaram as aplicações da pele de tilápia como curativos biológicos no tratamento de queimados. Comenta que a pesquisa foi desenvolvida na UFC e o IJF o lugar onde ela foi aplicada nos pacientes. “O IJF foi muito importante para mostrar que a pele da tilápia realmente funciona no tratamento de queimaduras”, diz.

cerimônia de entrega do Prêmio Euro Inovação está marcada para setembro deste ano, em dia a ser definido. Somente no dia será divulgado o Grande Vencedor. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site Prêmio Euro Inovação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ e-mail: ufcinforma@ufc.br